Vidro polarizado em banheiros: como usá-lo em box ou divisórias?

Vidro polarizado em banheiros: como usá-lo em box ou divisórias?

Vidro Polarizado em Banheiro

Investir em vistas extraordinárias ao planejar o banheiro durante a reforma da casa ou na hora de escolher o destino da próxima viagem tem sido uma das principais tendências relacionadas ao universo da vidraçaria.

Isso porque os vidros polarizados, também conhecidos como inteligentes, estão ganhando cada vez mais destaque na arquitetura e designer de áreas externas e internas. 

Entre os cômodos, a nova moda é apostar em banheiros, usando a tecnologia tanto para o box, divisórias de cômodo, quanto para janelas e paredes voltadas para fora do ambiente. 

Cada vez mais comuns em hotéis, pousadas e chalés, o vidro polarizado em banheiros vem se tornando uma das principais buscas para residências.

Neste artigo, vamos entender como funciona o sistema que permite que ele alcance o tom transparente ou opaco em questões de segundos, instalações e benefícios para que você não deixe de oferecer o serviço que está em ascensão no setor. 

Vamos ver: 

  1. Afinal, o que são os vidros polarizados e como funcionam?
  2. Modelo de vidro utilizado para compor o smartglass
  3. Espessuras
  4. Benefícios
  5. Como utilizá-lo em box de chuveiros?
  6. Instalações
  7. Cores disponíveis
  8. Limpeza
  9. Diferencial na PKO

Vidro polarizado em banheiros

Afinal, o que são os vidros polarizados e como funcionam?

Sua singularidade é a tecnologia que em um passe de mágica permite que ele vá de uma aparência opaca, que bloqueia a visão, para uma completamente transparente, que permite enxergar tudo que está por trás ou vice-versa. Ao mesmo tempo que garante uma vista completa e luminosidade ao local, não exclui os usuários de privacidade e intimidade, permitindo que estes usufruam do espaço sem serem incomodados.

O vidro polarizado ou vidro inteligente tem sido muito indicado para hotéis, consultórios médicos, salas de reuniões, salas de estar, fachadas, divisórias de cômodo, box e banheiros com janelas principais. Um diferencial é instalá-lo como parede próximo à banheiras com vista para a área externa, assim somando mais qualidade ao momento de relaxamento.

Leia também:  Negociação: o que você sabe sobre essa técnica?

Como funcionam? Entre suas duas lâminas de vidro encontra-se um display de LCD ultrafino. Este é composto por partículas suspensas em um cristal líquido. Ao serem acionadas por uma corrente elétrica, ou seja necessitando de eletricidade, as mesmas mudam de posição e cedem a passagem da luz. 

Em sua forma inicial, o vidro apresenta-se com opacidade, geralmente, branco e translúcido. E, ao receber a corrente elétrica, automaticamente, organiza suas moléculas em segundos tornando-se incolor. 

Suas aplicações são variadas e há a possibilidade de instalar sistemas de automação para que os vidros sejam controlados através de smartphones ou tablets ao invés de controles (peça mais usual).

Modelo de vidro utilizado para compor o smartglass

O modelo de vidro utilizado é o laminado temperado, pois ele garante maior segurança dos usuários já que é o mais resistente e, quando encontrado com laminação, aumenta ainda mais sua  proteção. 

Esse tipo de de vidro também pode ser insulado – vidro duplo – e usado em divisórias, piso ou teto, proporcionando características privativas ao isolar a acústica do ambiente, mais um de seus benefícios.

Espessuras

O vidro polarizado se apresenta em espessuras de 8 mm até 20 mm. Nas opções do modelo insulado a espessura pode variar um pouco mais. E, dependendo do projeto, ele também pode ser feito sob medida para o local, já que não há limitações de formato. 

Benefícios

Além de ser a solução perfeita para o equilíbrio entre a interação com outras áreas e a privacidade, o vidro inteligente apresenta mais benefícios para tornar o ambiente moderno, inclusive os banheiros – seja de um hotel ou residencial. 

Ao falarmos sobre a instalação em banheiros, isso pode gerar um certo receio devido a necessidade de estar ligado a energia elétrica, mas não há motivos para tal preocupação. 

O smartglass resiste a mudanças de clima e temperatura, de forma que podem ficar expostos à umidade do ambiente,  assim como ao sol e chuva em espaços externos.    

Mais uma de suas vantagens é ser utilizado como divisórias de cômodos para a otimização desses. Essa característica já é bastante usada em escritórios com salas de reunião, mas podem, por exemplo, compor a separação do closet ao banheiro unificando os espaços e trazendo privacidade quando necessário. 

Leia também:  Laminação de vidro, como se faz?

Os vidros polarizados ainda funcionam muito bem como uma tela de projeção de imagens e vídeos. Quando o item estiver com a tela LCD desligada, opaca, é possível projetar conteúdos em sua superfície.

Vidro Privacy Glass usado para projeção de imagens

Agora, imagine poder proporcionar aos seus clientes uma vista incrível para a área externa de sua casa ou hotel e, ao mesmo tempo, maior privacidade junto a uma espécie de televisor para o momento do banho. Uma super tecnologia, certo?  

E por fim, podem ser desenvolvidos tanto para voltagens de 110V quanto de 220V.

Como utilizá-lo em box de chuveiros?  

Existem inúmeros modelos de box disponíveis no mercado, cada um deles com propostas únicas para compor o banheiro como o projeto pede. Para modernizá-lo, não há dúvidas de que a melhor opção seja o vidro inteligente.

O box de vidro, por si só,  já tem o poder de transformar o ambiente por completo e auxiliar na iluminação e no design. A opção é fácil de instalar, limpar e manter a longo prazo – apresentando alta durabilidade. 

Como vimos acima, não deve haver preocupações quanto a umidade, para esta basta uma boa instalação como abordaremos no próximo item. 

Em relação a porta também não há restrições. O box pode ser de correr o que é o ideal para banheiros pequenos, pois economiza espaços. Enquanto, ambientes maiores podem receber o modelo com porta móvel (abre e fecha).

Outra alternativa é o box para banheira que, com vidros fixos, é inserido na borda como pequeno ou alto “muro”.

Instalações

Ao instalar o vidro polarizado em banheiros deve-se ter atenção à vedação nas extremidades para que a umidade não traga possíveis problemas ao sistema ligado à eletricidade. Para isso, o importante é não optar por instalações apenas por ferragens, onde não há borda exposta.

Assim como já falamos neste artigo, não há nenhuma característica de porta vetada, pode ser colocada em qualquer tipologia desde que haja garantia de proteção na fiação. Ou seja, se a peça tem necessidade de movimentação, como a porta de correr, o fio deve se movimentar junto com o vidro. Assim usando sistemas de contato ou cabos flexíveis. Nunca rígido, o que pode ocasionar o rompimento do fio. Também como vimos anteriormente, ele é compatível com 110V e 220V. 

Leia também:  Tudo o que você precisa saber sobre vidros resistentes ao impacto

Cores disponíveis

Os vidros inteligentes podem ser encontrados disponíveis nos seguintes tons:

  • Incolor;
  • Extra Clear;  
  • Bronze; 
  • Cinza;
  • Verde;

Limpeza

A limpeza e a manutenção dos vidros polarizados são bem simples. Apenas um pano macio umedecido, sabão neutro ou álcool são necessários. Sem segredos: o pano deve ser passado até que a superfície fique limpa e após basta um pano seco para tirar a umidade. 

Diferencial na PKO

No Brasil, a PKO traz o diferencial de disponibilizar o Privacy Glass tanto em vidro extra clear quanto no vidro incolor. As opções permitem que o cliente escolha pela solução mais adequada para cada espaço ou proposta. 

Tendência já adotada por muitos países europeus e pelos norte-americanos, o vidro inteligente tem tudo para construir uma longa presença nos ambientes brasileiros, portanto não deixe de investir na tecnologia que já garante um futuro sólido no setor de vidraçarias.

Conteúdos Exclusivos

Preencha para receber conteúdos exclusivos da PKO do Brasil
PKO do Brasil
PKO do Brasil
Obra Soinco Business Center

O edifício Soinco Business Center, está localizado em Belo Horizonte.

✔️ Construtora: @soincoconstrutora
📐 Arquitetura: Viotti

Para essa construção foram usados vidros laminados low-e na cor verde
PKO do Brasil
PKO do Brasil
As varandas são um ótimo espaço para convivência e o envidraçamento tem sido cada vez mais procurado, entre os benefícios estão o controle de clima e a redução de ruídos externos.

Assim como em outras aplicações, é preciso o uso do vidro correto para garantir a segurança do local.

Você sabe mais são?

✔️ Temperado
✔️ Laminado

❌ Insulado
❌ Aramado
❌ Comum ou impresso

Contar com um suporte técnico especializado na hora da escolha do material, é essencial.

A PKO conta com uma equipe de especificação pronta para te auxiliar.
Vidro Duplo ou Insulado
eBook

Manual Técnico do Vidro Insulado

Veja todas as características e aplicações do vidro insulado.