Saiba mais sobre o vidro duplo ou insulado e quais os seus benefícios

O vidro duplo, também chamado de vidro insulado ou termo-acústico, é feito a partir da união de dois ou mais vidros intercalados por uma câmara de ar hermeticamente vedada. Sua função principal é de isolamento, que é medido pelo “Valor U”, medida da razão das diferenças de temperaturas por meio de um material isolante, e também o fluxo de calor ou frio.

Como o Valor U do vidro duplo pode ser reduzido de duas a cinco vezes em relação a um vidro comum ou laminado, isto quer dizer que seu poder de isolamento térmico por condução será duas a cinco vezes maior, excelente para climas com grandes amplitudes térmicas.

Associações do Vidro Duplo

Além disso o vidro duplo ajuda a reduzir o “Fator Solar” do conjunto, quando associado ao vidro de controle solar. O vidro insulado é uma maneira muito eficaz de reduzir a transferência de ar para o calor através das esquadrias. Quando utilizados em conjunto com vidros de controle solar de baixa emissividade (low-e), os vidros duplos funcionam ainda melhor para reduzir os gastos com energia em aparelhos de ar condicionado e aquecedores.

Leia também:  Como melhorar a qualidade dos serviços de vidraceiro da sua empresa

Embora este seja um material estruturalmente forte, o ponto de contato de alumínio a vidro é um condutor térmico muito eficiente e pode aumentar o potencial de diferencial de temperatura, portanto é importante também utilizar esquadrias com desempenho térmico. Os espaçadores comerciais típicos são compostos de alumínio formado preenchido com dessecante para absorver qualquer umidade residual dentro da câmara de ar, reduzindo assim a condensação potencial. Por isso são utillizados com frequencia na linha de refrigeração, mantendo a transparência em geladerias e freezers. Neste sentido, também podem ser aplicados em ambientes que precisam do controle de temperatura como saunas, piscinas cobertas e aquecidas e adegas.

Aplicações

No mesmo princípio de isolamento, o vidro duplo é capaz de reduzir a transmissão sonora de um ambiente para o outro, pois sua câmara de ar minimiza a propagação do som, conferindo a ele excelente desempenho acústico. Para determinar a composição necessária em cada tipo de ambiente é necessário avaliar o tipo de ruído e nível de conforto acústico necessário.

Outra aplicação importante do vidro termo-acústico é que no interior de sua câmara pode ser colocado uma micropersiana acionada por um botão magnético, ficando completamente vedada, garantindo maior durabilidade e limpeza. Por substituir o uso de cortinas tradicionais, é uma excelente solução para hospitais, reduzindo custo de manutenção com lavagens e o risco de contaminação.

Leia também:  Laminação de vidro, como se faz?

Agora que você aprendeu um pouco mais sobre o vidro insulado, acompanhe nosso Blog para descobrir como agregar mais valor aos produtos de sua empresa.

Glossário do Vidro

About The Author