Retrofit é uma técnica que tem como objetivo principal modernizar e revitalizar construções antigas e inutilizadas de modo que sua estrutura seja preservada, mantendo as características da obra.

Basicamente essa técnica se trata da junção entre restauração e reforma, ela altera a estética do local. Em prédios antigos é muito comum seu uso, pois proporciona um aspecto mais moderno ao empreendimento.

Essa vem sendo a solução encontrada por arquitetos e construtoras para que os edifícios antigos se aproximem do padrão que o mercado procura e acompanhem a valorização imobiliária.

Retrofit: Opções de vidro na revitalização de fachadas

O retrofit de fachada é uma das grandes apostas do setor de construção civil, ele não altera apenas a estética dos edifícios, a troca dos vidros pode aumentar a luminosidade interna, além de facilitar a manutenção e auxiliar no desempenho térmico e acústico.

Muitas são as possibilidades do uso de vidro nas fachadas de retrofit:

Pele de vidro

A pele de vidro refletivo sobre a fachada é uma solução sem necessidade de grandes reformas, como suas estruturas metálicas ficam escondidas, possíveis imperfeições se tornam imperceptíveis.

Se comparada a outras instalações, esse sistema chega a ser 40% mais caro, porém, de montagem rápida e com baixo desperdício de material, outro benefício importante é seu desempenho térmico, talvez por essas razões vem sendo a opção mais utilizada em prédios comerciais.

Leia também:  Como calcular o preço de venda de esquadrias?

Retrofit

 

Vidro laminado

Os vidros laminados por sua vez, trazem mais segurança pois um dos seus maiores benefícios é manter os fragmentos presos à película, evitando acidentes em caso de quebra, o que o torna ideal para fachadas.

Outra vantagem para retrofits é a transparência, que não interfere visualmente nos elementos arquitetônicos, principalmente em restauros de obras históricas.

A qualidade de um vidro laminado está diretamente ligada ao nível de aderência do PVB às lâminas de vidro, que deve ser permanente. Outra questão importante é que ele barra até 99,9% dos raios UV que desbotam os móveis, pisos e cortinas, além de serem danosos à pele humana.

Testes conforme a norma NBR 14697 atestam se o produto possui essa característica.

Retrofit

 

Vidro temperado-laminado

O vidro temperado-laminado STRUTURÁ® é resultado da laminação de duas ou mais peças de vidros temperados. O conjunto reúne as qualidades de dois produtos considerados de segurança, com características essenciais para vários tipos de aplicação.

Um dos usos mais conhecidos é em guarda-corpos, que exige a segurança do vidro laminado, aliado à alta resistência do temperado, e ainda traz mais modernidade aos edifícios.

Leia também:  Saiba tudo sobre o Espelho

Retrofit

 

Controle solar

Os vidros de controle solar surgiram como uma nova tendência no envidraçamento de sacada devido as suas características de barrar a entrada de calor no ambiente e conforto acústico.

Apesar de ter um custo maior que o vidro comum, é preciso salientar que há um retorno desse investimento em curto prazo, devido a economia com energia pelo uso do ar condicionado e também pela iluminação artificial.

 

Retrofit

 

Benefícios do vidro na revitalização de fachadas

Um projeto de retrofit valoriza o imóvel ao mesmo tempo que mantém suas características originais conservando seu patrimônio histórico, e com o vidro certo pode diminuir gastos com energia elétrica trazendo mais luminosidade e conforto.

Outro ponto importante a se destacar é a facilidade na limpeza e manutenção dos vidros, se comparados a pintura em alvenaria. Apesar do vidro ser um material considerado frágil, quando a manutenção é feita de maneira adequada o material se mantém conservado por mais tempo. Por isso é importante que todas as condições sejam avaliadas na hora de elaborar o projeto, ter um fornecedor de confiança faz a diferença.

 

 

 

About The Author