Como cumprir o prazo de entrega e instalação de vidros e esquadrias

| PKO do Brasil | , ,

Como cumprir o prazo de entrega e instalação de vidros e esquadrias

Instalação de esquadria e vidro

Vidraçarias e empresas de esquadrias investem cada vez mais em relacionamento e rapidez com o cliente. São inovações que, além de satisfazer as necessidades de cada projeto, se destacam em comparação à concorrência pela otimização de tempo em finalizar o processo de reformas e instalações. 

O cumprimento dos prazos de entrega, assim como a instalação adequada, o transporte da peça e o valor final não são mais vistos como diferenciais, hoje são pré-requisitos.

Ou seja, saber como apresentar a melhor opção de tempo de instalação de vidros e esquadrias para seus clientes e cumpri-lo no prazo pode representar uma procura maior por seu negócio, possibilitando um aumento no lucro final. 

Não construir um planejamento adequado para as entregas é permitir uma série de insatisfações da clientela quanto aos serviços oferecidos por sua equipe. Atrasos na entrega da obra geram problemas e falhas para ambas as partes. Não à toa, assim como a qualidade dos produtos é essencial para construir uma boa imagem, o cumprimento da entrega também é indispensável para o seu sucesso no segmento.  

Pensando nisso, elaboramos uma série de ideias para melhorar seus processos internos e oferecer prazos mais atrativos (e reais) aos consumidores!

Neste guia, você encontrará 10 dicas: 

  1. Organize os processos
  2. Siga um cronograma
  3. Planeje suas compras e tenha controle de estoque
  4. Utilize métodos ágeis
  5. Conte com bons fornecedores
  6. Invista nos melhores equipamentos
  7. Realize visitas técnicas
  8. Prepare o local da obra 
  9. Segurança no transporte
  10. Esteja pronto para as margens de erro

Conforme citamos, atrasos nunca são vistos com bons olhos e comprometem toda a experiência de quem contrata os seus serviços, gerando grandes insatisfações. Então, para que nada fuja do prometido, nosso principal conselho é seguir este passo a passo com atenção. 

Organize os processos

O primeiro tópico a ser colocado em prática para reduzir o tempo de instalação de vidros e esquadrias é organizar e catalogar todos os processos de sua empresa. E, para que todo o mecanismo funcione, uma equipe qualificada é indispensável. 

Uma dica para os profissionais da área é entender as necessidades de cada cliente. Muitas vezes, por exemplo, será preciso o apoio de transportadoras para agilizar os prazos de entrega e com uma organização prévia, você já terá alguns contatos parceiros para a função.  

Leia também:  Vidro para escritório, qual usar?

Após o planejamento será preciso coordenar a maneira de distribuir as cargas, monitorar as entregas e acompanhar o serviço, evitando problemas que podem surgir e atrasar o resultado final. 

Processos para vidraçarias e empresas de esquadria

Siga um cronograma

Após organizar as etapas de forma singular, como vimos no item anterior, o passo agora é criar um cronograma. Nesta listagem deve conter todas as tarefas que serão executadas e a ordem em que devem ser colocadas em prática. 

Essas ações precisam ser seguidas à risca para que você e sua equipe consigam diminuir ao máximo os possíveis imprevistos que podem surgir ao longo dos projetos. 

Planeje suas compras e tenha controle de estoque

Ao apresentar o projeto e orçamento ao cliente já é esperado que todos os itens necessários para a reforma e instalação estejam pré definidos e – de preferência – à disposição. Ou seja, ferramentas e outros equipamentos devem estar comprados. 

Para um controle maior de estoque, a ideia é organizar os acessórios por obra, assim gerindo os números necessários de peças para que todas as obras sejam entregues no prazo. 

Outra dica eficaz para o monitoramento e disponibilidade de artigos é traçar uma análise de quais produtos tem mais saída e sempre mantê-los em maior porcentagem no estoque. 

A logística de compras de matéria-prima é indispensável para oferecer ao cliente prazos menores e mais atrativos. A fim de aperfeiçoar e agilizar o processo, a empresa pode contar com a tecnologia para a função. Há diversas opções de programas que podem realizar o controle de estoque e a necessidade de compras de forma automatizada e padronizada.

Estoque de vidros

Utilize métodos ágeis

Aqui, você deve partir do princípio que quanto mais sucinta a obra, menor será o tempo gasto com a construção. Para simplificar os procedimentos, opte por métodos mais ágeis: linhas de montagem em série e processos com pré-fabricação que diminuem o passo a passo no local.

Ao utilizar técnicas de montagem prévia, sua equipe otimiza o tempo na obra e entrega a instalação com mais eficiência e prazos em dia. 

Conte com bons fornecedores

A fim de evitar ser deixado na mão por empresas parceiras e fornecedores – o que desencadearia uma série de empecilhos no projeto e problemas com o cliente – escolha aqueles que apresentam uma boa estrutura, alta capacidade de produção e prazos mais flexíveis para pedidos. 

Leia também:  10 ideias de conteúdo para as redes sociais de sua vidraçaria ou empresa de esquadria

Invista nos melhores equipamentos

Assim como falamos dos métodos mais ágeis, alguns equipamentos também podem aprimorar os processos. Você deve ter em mente que qualquer benefício que diminua o tempo de serviço – sem perda na qualidade final – pode ser colocado em prática!  

Logo, se reduz o período de serviços, também otimiza os gastos – assim configurando-se como um ótimo investimento para sua vidraçaria ou empresa de esquadrias. 

Caso não seja viável possuir uma série de equipamentos, já que alguns são usados com baixa frequência, há a opção de alugá-los de acordo com a demanda de suas atividades.

Equipamentos para vidraçarias

Realize visitas técnicas

A visita técnica serve para conhecer o local e as necessidades do cliente. Entender o que ele deseja para o ambiente e orientá-lo de forma mais prática diretamente do local. Além de já apresentar algumas soluções e coletar informações como dimensões e processos de instalações. 

Logo após a visita, sua equipe terá um cenário mais exato para apresentar uma proposta e orçamentos com os custos e prazos detalhados. 

O momento também é ótimo para construir uma relação com o consumidor. 

Prepare o local da obra

Conversar com o cliente a respeito da preparação e organização do ambiente da instalação também ajuda a economizar tempo no processo de obra – seja ela grande ou pequena. Um local bem estruturado para a mudança permite que a equipe realize o serviço com mais produtividade, facilitando no cumprimento do prazo de entrega.    

Segurança no transporte

O transporte é uma etapa importante do processo de instalação – necessitando de segurança no embarque e desembarque das peças – e que se bem executada ajuda a diminuir o tempo de entrega. Para isso, sua empresa deve contar com uma equipe qualificada para a função! 

A contratação de uma equipe terceirizada parece uma ótima opção, mas também pode representar mais gastos que o necessário. Além disso, conhecer os funcionários e ter a certeza de que sabem manusear o produto, faz toda a diferença para evitar riscos no processo. 

Ao ter um equipe fixa e veículos especializados disponíveis em sua empresa, há menos desperdício de tempo e mais agilidade no prazo. 

Esteja pronto para as margens de erro

Mesmo seguindo um cronograma à risca ou tendo todas as etapas organizadas, empecilhos podem sempre acontecer. Por essa razão, é importante tê-los em mente e não prometer prazos justos aos clientes sem levar em conta possíveis imprevistos.  

Leia também:  Fachadas de vidro refletivo - Conforto térmico, acústico e luminoso - Parte 1

Ao encaminhar o plano de projeto, as datas de instalação e a entrega ao consumidor, considere situações como por exemplo o atraso de fornecedores, desfalque na equipe por motivos pessoais dos funcionários, problemas com o transporte e questões climáticas que podem paralisar a obra. 

Após este artigo, você já está ciente de todos os passos que pode colocar em prática em sua empresa e que ajudarão a cumprir os prazos de entrega e instalações de vidros e esquadrias. Agora é com você, construa e mantenha uma ótima imagem com os seus clientes! 

Marketing Digital para VidraçariasMarketing Digital para Vidraçarias
eBook

Marketing Digital para Vidraçarias

12 dicas e ideias práticas para alavancar seu negócio no universo online, fidelizar seus atuais clientes e conquistar um novo público.

Conteúdos Exclusivos

Preencha para receber conteúdos exclusivos da PKO do Brasil
PKO do Brasil
PKO do Brasil
📔 eBook: Como Vender Vidros❗️ Tudo o que você precisa saber para vender vidros com excelência. Mercado, Fornecedores, Funil de Vendas, Orçamento e Visita Técnica, Realização dos Serviços e Marketing Digital ➡️ Download grátis: http://bit.ly/como-vender-vidros
PKO do Brasil
PKO do Brasil
Saiba como fotografar projetos de vidro ou esquadria 📸 ❗️ Guia prático com dicas de como montar, decorar e iluminar o ambiente e diversos aplicativos gratuitos para editar fotos. Acesse grátis ➡️ https://bit.ly/2PM8ajk
Serviços de projetista para esquadria
eBook

Cálculo de Espessura de Vidro

Entenda os diferentes tipos de aplicações e quais tipos de cálculo fazer em cada um.
Como fotografar projetos de vidro e esquadria
eBook

Como fotografar projetos de vidro e esquadria

Saiba escolher entre fotógrafo profissional X “faça você mesmo”, o que não deve ser feito, dicas de montagem, decoração e iluminação, aplicativos para editar fotos e como utilizar o Instagram.