O vidro impresso, também conhecido por vidro fantasia, é caracterizado por texturas suaves e uniformes responsáveis pela difusão da luz, mantendo parcial privacidade nos ambientes internos.

Sua fabricação é feita a partir das mesmas matérias-primas do vidro float, porém, ele passa por dois rolos metálicos com temperatura de cerca de 900oC responsáveis pela impressão dos desenhos em uma de suas faces. A distância entre os rolos, um liso e outro com textura, determinam a espessura do vidro que será produzido.

No mercado, é possível encontrar grande variedade de padrões de texturas, cores e espessuras. Além disso, o vidro impresso pode ser laminado, temperado e insulado. Atualmente, o produto representa cerca de 10% de todo o vidro consumido no Brasil, segundo dados da Abravidro.

 

Aplicações do Vidro Impresso

O vidro texturizado proporciona efeito decorativo e pode ser também anti-risco e opaco. O modelo mais antigo é o canelado, usado em janelas, que se popularizou graças ao baixo custo e privacidade aliada à passagem de luz. Atualmente, porém, o produto caiu no gosto de arquitetos e designers de interiores que potencializaram seus usos.

Leia também:  Mude seu ambiente com vidro inteligente Privacy Glass

No entanto, é preciso que para especificação dos vidros impressos, sejam observadas as determinações da ABNT, NBR 7199 – Vidros na Construção Civil, respeitando os quesitos de instalação, folgas, rebaixos e dimensionamento e espessura das peças.

Confira a seguir as principais aplicações:

Na construção civil, os vidros impressos têm como principal benefício a privacidade parcial que oferece, já que a luz que passa pelo vidro é transmitida de forma difusa por conta das texturas impressas no vidro, tornando-se mais suaves, principalmente para fachadas.

Eles também são uma excelente opção para quem não deseja gastar muito, já que são mais baratos e dispensam o uso de cortinas em janelas e portas. Veja as principais aplicações do produto:

  • Portas;
  • Janelas;

Já na decoração de interiores, a principal vantagem é a variedade de texturas e cores, além disso, os desenhos na face dos vidros ajudam a disfarçar os riscos, mantendo-os bonitos por mais tempo. Além disso, o efeito decorativo pode compor juntamente com madeira e outros materiais usados, criando efeitos diferenciados e exclusivos.

Leia também:  Como sistemas de informações gerenciais potencializam processos

São encontrados também na indústria moveleira, podendo ser aplicado em mesas, prateleiras, estantes, entre outros. Como divisor de ambientes, pode integrar espaços da residência, aumentando também a sensação de amplitude.

Confira as principais aplicações:

  • Divisórias;
  • Revestimentos;
  • Móveis;
  • Pisos e Degraus;
  • Box de Vidro.

Um produto muito versátil

Como deu pra perceber, o vidro impresso é um produto que apresenta grande versatilidade, disponível em diversas opções de cores e modelos, o que amplia suas possibilidades de uso.

Voltado para ambientes residenciais e comerciais, o vidro impresso agrega beleza e conforto aos projetos.

Saiba mais sobre o produto: http://site.pkodobrasil.com.br/produto/vidro-impresso/

About The Author