Estampo para esquadria: características, comparação e como escolher o produto correto

Estampo para esquadria: características, comparação e como escolher o produto correto

Estampo para esquadria

Equipamentos robustos e de alta qualidade, os estampos para esquadrias são eficientes na hora de aumentar a produtividade de sua serralharia e fazer com que o serviço renda mais em um menor período de tempo.

São máquinas que proporcionam uma grande capacidade de fabricação e auxiliam na ampliação da linha de opções de sua empresa. De forma breve, eles são compostos por um conjunto de peças ou placas – prensas ou balancins – com a finalidade de realizar cortes ou dobras. 

Ou seja, se o seu objetivo é melhorar e expandir a produção em série de sua serralheria, os estampos são ferramentas essenciais para alcançar o resultado desejado. A seguir, vamos te ajudar na escolha do modelo correto através de características e comparações. Neste artigo, você verá:  

  1. O que são estampos? 
  2. Estampos manuais ou pneumáticos?
  3. Características e modelos disponíveis no mercado 

O que são estampos? 

Como vimos na introdução, os estampos são equipamentos formados por diversas placas que realizam os processos de corte e dobra das peças de sua serralheria. 

Na primeira opção, de corte, o material é dividido de acordo com as medidas das tiras a serem estampadas. Dessa forma, durante a produção, o material necessário para a fabricação passa a ser chamado de ‘peça’ e as tiras descartadas são batizadas como ‘retalhos’. 

Já os estampos de dobra, também conhecidos como ‘dobradores’, são formados por punções e matriz, e conduzidos através do ‘cabeçote da prensa’ ou ‘placa-guia’. 

  • Punção: peça de aço temperada. Sua parte inferior corresponde à área interna do estampo e pode ser fixado diretamente na placa-guia;
  • Matriz: peça de aço que pode ser fincada em direção à mesa de prensa. Geralmente, é na área superior da matriz que se fixam as guias do material da peça – itens adaptados ao estampo para assegurar uma posição correta de trabalho;

Atualmente há também no mercado os estampos conhecidos como ‘mistos’. Suas estruturas são formadas a partir da união dos estampos de corte e de dobra, realizando ambos os procedimentos. 

Leia também:  O uso de película de segurança para vidros: vantagens e desvantagens

Estampos manuais ou pneumáticos?

Existem dois modelos de estampos disponíveis no mercado: os manuais e os pneumáticos. Os dois são fáceis de encontrar em serralherias de pequeno, médio ou grande porte. 

Geralmente, os modelos de estampos com suas diversas finalidades, por exemplo o ‘Estampo Suprema’, são encontrados em ambas as versões – manuais (com acionamento por alavanca) e nas alternativas pneumáticas (com acionamento via pistão especial). 

“O estampo manual é mais utilizado por empresas que estão começando. Sua principal vantagem é que o seu custo de aquisição é bem menor em relação ao estampo pneumático. Esse, por sua vez, proporciona uma maior agilidade na produção, facilitando o processo e podendo executar o maior número de estampagens”, instrui Gislaine Bertoli, responsável pelo Centro de Capacitação Técnica Alcor

O estampo pneumático é mais procurado por grandes serralherias pois garante aos produtos um maior nível de qualidade, além de mais segurança ao operador.

Estampo pneumático para esquadria

Características e modelos disponíveis no mercado

Antes de escolher o produto correto para sua serralheria é importante que você estipule com qual linha de esquadria irá trabalhar. Existe uma infinidade delas e sua primeira tarefa é optar pela que trará o melhor resultado a sua empresa. Vale uma pesquisa de mercado para saber as mais procuradas em sua região ou os modelos já estabilizados no mercado. 

Ter a linha de esquadria definida é de extrema importância pois um estampo – uma ferramenta – não serve para diversas linhas. Quando você adquirir um estampo ele só será útil para aquela determinada linha. 

“Quando falamos em usinagens e estampos, precisamos definir dois tipos de empresas. Serralherias menores que, no caso, têm como padrão utilizar estampos de linhas nacionais e, como base de linha de produção, possuem estampo pantógrafo e serra. Na Alubauen, por trabalharmos além de linhas nacionais, linhas que são importadas – como as da Roto Frank e Schuco – realizamos toda nossa produção não só com estampo, mas também centros de usinagem (CNC), onde conseguimos realizar qualquer tipo de corte”, explica Wagner Silveira, gerente comercial da Alubauen

Leia também:  Conheça o vidro fantasia, também chamado de impresso

Centro de Usinagem (CNC) é uma máquina que serve para realizar cortes e operações de usinagem como: furação, alargamento, mandrilamento, abrir roscas internas, etc. A ferramenta é muito comum em grandes indústrias por sua versatilidade e auxílio em produções de grandes quantidades.

Para ajudar, separamos alguns modelos de estampos manuais e pneumáticos da Pro-Estamp para compararmos suas funcionalidades e benefícios.

Estampo manual – SPR-014

O modelo acompanha alavanca para acionamento manual e realiza recorte para perfis sem baguete.

Estampo manual - Pro-Estamp SPR-014

Estampo manual – SPR-013

Também acompanha alavanca para acionamento manual e é responsável por drenagem nos trilhos.

Estampo manual - Pro-Estamp SPR-013

Estampo manual – SPR-012

Utilizado para rasgos de fecho concha e lingueta.

Estampo manual - SPR-012

Estampo manual – SPR-011

O modelo é usado para furação 5mm e apresenta recorte de abas nos marcos laterais dois e três planos.

Estampo manual - SPR-011

Estampo manual – SPR-010

Diferente da anterior, sua furação 10 e 5mm contém rasgo para passagem nos trilhos nas folhas de correr (janelas e portas).

Estampo manual - SPR-010

Estampo manual – SPR-040

Estampo manual da linha Suprema. Furação 10 e 5mm e furação 8 para encaixe da conexão nos marcos e folhas ou para conexão da travessa. 

Estampo manual - SPR-040

Estampo manual – SPR-050

Ferramenta manual para janelas e portas (de correr). Funciona com diversas opções da linha Suprema: com ou sem baguetes, furações, drenos de saída, encaixe de conchas, recortes nos marcos laterais e dois ou três  

Estampo manual - SPR-050

Estampo pneumático – SPR-090

Assim como o anterior, a ferramenta é usada para janelas e portas de correr, trabalha com a linha Suprema. Além das características citadas no modelo acima, a versão pneumática apresenta bitubulares da porta, perfis do marco cadeirinha, ventilação nas venezianas e acabamento em pintura eletrostática. Além de dispositivos pneumáticos, bancada de aço giratória e com compartimento.

Estampo pneumático – SPR-110

Modelo mais completo apresentado pela linha Suprema, o estampo conta com mais de 40 estações de trabalho, diferentes usinagens e recortes para janelas e portas. A máquina tem acabamento em pintura eletrostática e todos os dispositivos pneumáticos.

Leia também:  As piscinas de borda infinita como tendência de projeto
Estampo pneumático - SPR-110

Estampo pneumático – SPR-P090 Premium 

Versão Premium, o estampo pneumático é robusto e apto para produzir usinagens das tipologias da linha Suprema. Entre as inúmeras vantagens, suas estações têm proteção integrada, proporcionando mais segurança, e também é integrada por placas de 25 mm de espessura, viabilizando mais resistência aos processos.

Encontrou o modelo de estampo para esquadria de alumínio mais correto para a sua serralharia? Conte com a PKO para mais conteúdos do ramo!

Vidro duplo em esquadria cortada ao meioVidro duplo em esquadria cortada ao meio
eBook

Glossário da Esquadria

Com este glossário você terá acesso aos principais termos utilizados na construção civil.

Conteúdos Exclusivos

Preencha para receber conteúdos exclusivos da PKO do Brasil
PKO do Brasil
PKO do Brasil
O vidro multilaminado passa por um processo de beneficiamento que une três ou mais lâminas de vidro que são interligadas sob calor e pressão através da utilização de PVB ou SentryGlass®.

Por ele ser mais resistente tem inúmeros benefícios, como:
✔️ Mais segurança contra ações de vandalismo
✔️ Alta atenuação acústica
✔️ Maior resistência em projetos como pisos e visores de piscina

Quer saber mais sobre o vidro multilaminado?

https://site.pkodobrasil.com.br/blog/aplicacoes-do-vidro-multilaminado
PKO do Brasil
PKO do Brasil
PKO do Brasil
Orçamentos por telefone, desenvolver projetos à mão, ficha cadastral física, pastas de arquivo, notas fiscais em papel e muitos outros processos de sua vidraçaria podem ser muito mais rápidos e práticos com algumas tecnologias. ➡️ https://bit.ly/3k8HkLn
Infográfico

Manutenção de Esquadrias

A manutenção das esquadrias é fator fundamental para que elas permaneçam conservadas.
Modulação de Vidros
eBook

3 Passos para Melhorar a Modulação

3 dicas para conseguir aperfeiçoar e modular as peças do seu projeto, visando menor desperdício.