Cobertura de Vidro: Dicas para escolher o melhor produto

| PKO do Brasil | ,

Cobertura de Vidro: Dicas para escolher o melhor produto

Cobertura de Vidro

Aposte na utilização da cobertura de vidro para projetos especiais

A utilização de cobertura de vidro tem sido uma grande aposta dos profissionais de arquitetura, pois proporcionam uma estética diferenciada.

Trata-se de uma solução leve, rápida e limpa de se construir, principalmente em reformas. Além disso, quando agregada com outros tipos de vidro, garante outros benefícios como conforto térmico e luminoso.

Tipos de vidro para coberturas

Para esse tipo de aplicação, de acordo com a norma NBR 7199 – Vidros na construção civil, devem ser utilizados vidros de segurança.  

A espessura do material é definida de acordo com as características da obra e posições de caimento do telhado, por isso cada aplicação é única e requer a análise de uma equipe técnica especializada para indicar a melhor composição do conjunto.

Cobertura de Vidro

A cobertura de vidro pode ser instalada em qualquer local que necessita de proteção das variações do tempo e aproveitamento da luz natural, como shoppings centers e acessos a edifícios.

Conheça a seguir os principais vidros que sua empresa de esquadria ou serralheria pode adotar em um projeto de cobertura.

Vidro Laminado LAMINAK

Feito por um processo de calor e pressão, duas laminas de vidro são unidas a uma película plástica de PVB ou Sentryglas®, que mantém os fragmentos de vidro presos a película em caso de quebra evitando devasagem dos vãos.

Vidro Insulado CONFORTEC

Para coberturas de vidro é possível combinar o vidro laminado com o insulado. Nesse caso, o vidro duplo é composto por uma das faces com o laminado.

Leia também:  Certificação LEED: Estudo de caso Amazônia MPD

Esse produto tem uma câmera de ar entre suas lâminas que é hermeticamente vedada, conferindo a vantagem do conforto térmico e acústico.

Vidro Temperado-Laminado STRUTURÁ®

O vidro temperado-laminado para cobertura de vidro é ideal para aplicações que necessitem de furos e acessórios para sua aplicação. Por unir as características do vidro laminado e do temperado, o produto tem maior resistência.

Além dessas características de beneficiamento, é possível acrescentar outras utilidades nos vidros como o controle solar e o autolimpante.

Cobertura de Vidro

Vidro Autolimpante

Recebe uma camada transparente de dióxido de titânio (TiO2) na superfície externa do vidro, que usa os raios UV (ultravioleta) e água para combater os resíduos, que com o tempo ficam acumulados na cobertura de vidro.

Vidro de Controle Solar

Formado a partir da deposição de camadas metalizadas em uma das suas superfícies, que reduzem a passagem dos raios do Sol por meio do vidro, garantindo maior conforto térmico aos ambientes e melhor controle da luminosidade.

Vidro X policarbonato

O mercado também oferece uma solução chamada policarbonato que nada mais é que uma resina derivada da junção do ácido carbônico e o bisfenol, é um material com alta resistência mecânica e pouco peso, por isso muito utilizado em aplicações de cobertura.

Apesar do policarbonato também ter seus benefícios, sem dúvidas o vidro se destaca bem mais e é isso que deve ser levado em conta na hora de indicar ao consumidor final essa solução.

Cobertura de Vidro

A maior vantagem do uso do vidro é a durabilidade, o vidro apresenta maior resistência à abrasão. A transparência também é um ponto relevante pois com o tempo o policarbonato tende a perder a sua integridade.

Vantagens do uso do vidro em cobertura

Iluminação natural

A cobertura de vidro é uma excelente opção para quem deseja iluminação natural e contato com meio ambiente.

Leia também:  Saiba as vantagens dos vidros para decoração

Além disso, é uma ótima opção para quem deseja economizar energia;

Amplitude

Quando aplicada, a cobertura de vidro traz a sensação de maior amplitude e visibilidade para as áreas externas do local.

Conforto sonoro

A instalação do vidro no teto é uma ótima opção de isolamento acústico e não faz tanto barulho em casos de chuvas em comparação com outros materiais.

Economia

A cobertura em vidro necessita de poucas manutenções e não corre o risco de ocorrer infiltrações causadas pelas chuvas e umidade do tempo.

Cobertura de Vidro

Versatilidade

Assim como as cortinas de vidro, a instalação de cobertura de vidro retrátil se uniu a tecnologia e dá a opção de abrir ou fechar o telhado de acordo com a necessidade do momento.

Abuse da criatividade nas coberturas de vidro

Uma das mais utilizadas tendências na aplicação do vidro para a cobertura, são os pergolados. Seu significado é permitir uma proteção vazada, apoiada em colunas ou em balanço. Tal cobertura que permite iluminação natural e ventilação, e são feitas com os vidros aliados a madeira, aço ou bambu.

Além dos pergolados, é possível inovar sempre com as coberturas de vidro, agregando elementos estéticos e modernas estruturas de esquadrias que darão um charme a mais aos projetos.

Gostou? Curta, comente e compartilhe!

Instalação do vidroInstalação do vidro
eBook

Erros na Instalação de Vidros

Saiba os principais problemas enfrentados no processo de instalação dos vidros.

Conteúdos Exclusivos

Preencha para receber conteúdos exclusivos da PKO do Brasil
PKO do Brasil
PKO do Brasil
❗Descubra quando e como usar cada tipo de vidro com o Simulador de Vidros da PKO do Brasil. ➡️ http://bit.ly/2S5V2CK
PKO do Brasil
PKO do Brasil
❗️ Manual Avançado: Vidros de Controle Solar ☀️ Como escolher o produto ideal e conseguir conforto térmico, luminoso e economia de energia elétrica. Baixe o eBook ➡️ https://bit.ly/2FQx8cu
Beneficiamento do vidro
Calculadora

Simulador de Vidros

Descubra quando e como usar cada tipo de vidro!
Vidro Acústico
eBook

4 passos para definir seu vidro acústico

Selecionamos 4 passos para te ajudar a escolher a melhor solução em vidro acústico de acordo com sua necessidade.