Saiba tudo sobre o vidro temperado-laminado, suas aplicações e recomendações de segurança

O vidro temperado-laminado une os benefícios dos vidros temperado e laminado, sendo ideal para aplicações que necessitam de alta resistência, por utilizar fixação autoportante com o mínimo de engastamento do vidro e perfis, e que necessitam de segurança em caso de quebra, como é o caso de guarda-corpos, coberturas, pisos e visores de piscina, por exemplo.

O vidro temperado-laminado também pode ser aliado à um interlayer especial feito de ionômero polimérico, que é 100 vezes mais rígido que a convencional película de PVB e 10 vezes mais resistente, permitindo a redução da espessura das lâminas de vidro com a mesma resistência final à pressão, minimizando o peso da peça, e permitindo com maior segurança a exposição da borda às intempéries sem risco de delaminação.

Quando utilizamos o vidro com função estrutural, o cálculo de espessura do material precisa levar em conta a questão do aumento da segurança, tendo um desempenho maior do que resistir apenas à pressão das rajadas de vento. Neste caso, é necessário considerar não só a quantidade de esforço que o vidro será submetido, mas também aos esforços de torsão e tração, e quanto tempo isto ocorrerá.

Leia também:  Por que se preocupar com prazo de entrega em sua vidraçaria?

Para isto, é preciso contar com o suporte do fornecedor de vidros, que irá utilizar softwares específicos de cálculo ou o suporte de um consultor especializado. O vidro temperado-laminado permite a redução da espessura do conjunto com a mesma resistência, com aplicações de até duas bordas livres sem apoio. Também permite fixação com ferragens e parafusos.

Aplicações para o vidro temperado-laminado

Guarda-corpo autoportante, pisos, degraus de escada, coberturas e claraboias, visores de piscina e aquários, fachadas de vidro estrutural, sistema SpiderGlass®. Os projetos mais diversos que exijam a segurança do vidro laminado, aliado à alta resistência que permita bordas livres e mínimo de fixação é o objetivo principal do produto, como por exemplo muros de vidro, estações de metrô, fachadas de lojas exclusivas como joalherias, entre outros.

Agora que você aprendeu um pouco mais sobre o vidro temperado-laminado, acompanhe nosso Blog para descobrir como agregar mais valor aos produtos de sua empresa.

Glossário do Vidro

About The Author