Conforto acústico: Como aplicá-lo em seus projetos

| PKO do Brasil |

Conforto acústico: Como aplicá-lo em seus projetos

Conforto Acústico

Saiba quais são os vidros ideais para ter conforto acústico.

Nunca passamos tanto tempo dentro de casa como agora.

De uma hora para outra tivemos que nos isolar e nos adaptar a uma realidade completamente diferente, passamos a ter que trabalhar e estudar fora de ambientes convencionais como empresas, escritórios e escolas e com isso vem a percepção de coisas que muitas vezes não prestávamos atenção, como o conforto acústico por exemplo.

Com tantas pessoas dentro de casa ao mesmo tempo, o ruído fica maior e quando o vidro instalado não é o ideal ou não supre essa necessidade isso fica ainda mais perceptível.

O vidro acústico tem como principal característica amortecer as vibrações sonoras e reduzir a passagem de ruídos entre ambientes.

Atualmente no mercado são indicados alguns tipos de produtos que cumprem esse papel: o vidro insulado, o laminado com PVB acústico ou multilaminado.

Vidros para conforto acústico

A escolha do tipo de vidro a ser utilizado vai depender muito de quanto conforto acústico o cliente precisa e quanto está disposto a investir.

Insulado

Um excelente isolante sonoro é o vidro insulado. Ele é formado pela união de lâminas de vidro separadas por um espaçador com uma camada interna de ar desidratado e gás argônio, deixando o conjunto hermeticamente vedado.

Conforto Acústico Vidro Duplo

Esse conjunto por si só já tem um ótimo desempenho de isolamento acústico, mas ainda pode ser potencializado com a escolha do melhor vidro para a aplicação.

Para isso calcular o nível de ruído que se deseja barrar para oferecer a melhor solução é imprescindível para o resultado final.

Leia também:  4 vantagens de usar fachada de vidro nas construções

Dependendo da necessidade do projeto, o insulado por ser comporto por outros vidros. Como um insulado de laminados por exemplo.

Vidro laminado com PVB acústico

Composto por dois vidros intercalados por uma película PVB especial este tipo de composição funciona como um excelente isolante acústico pois garante uma poderosa proteção contra ruídos.

Além disso, quando produzidos com placas de vidro de controle solar, os vidros laminados tornam-se eficientes para manter o conforto térmico.

Conforto Acústico

Multilaminado

O vidro multilaminado é composto por 3 ou mais lâminas de vidro intercaladas por PVB.

Quanto maior a espessura do vidro, mais ele atenua. O resultado pode ser maximizado com o uso do PVB acústico, o que ajuda a amortecer as vibrações sonoras do vidro.

Conforto Acústico Vidro Multilaminado

Outro ponto importante para se trabalhar quando o assunto é conforto acústico é seguir as normas técnicas que determinam as características e aplicações do produto.

Normas técnicas para vidros de conforto acústico

Podemos destacar duas normas importantes:

NBR 10.152 – Níveis de Ruído para Conforto Acústico

Através dessa norma é possível entender quais são os níveis de ruídos permitidos de acordo com a atenuação acústica de acordo com as características mais comuns dos ambientes.  

NBR 15.575 – Desempenho em Edificações

Nessa norma é possível saber quais são os requisitos e características básicas necessárias para o conforto acústico em um edifício.

Conforto Acústico

Relação entre o ambiente e o conforto acústico

Ambiente X Conforto Acústico desejável dB(A)

ResidênciadB(A)
Dormitórios35 – 45
Sala de estar40 – 50
HoteldB(A)
Apartamentos35 – 45
Recepção, circulação45 – 55
HospitaisdB(A)
Apartamentos, berçários35 – 45
Laboratório, área uso público40 – 50

O conforto acústico está relacionado com os estímulos percebidos pelo nosso organismo de maneira positiva, por isso é ideal que haja um conjunto de soluções na hora de construir.

Leia também:  Como fazer uma especificação de vidros ideal

Como vimos, o leque de opções é grande e pode variar na hora do projeto, por isso procure sempre um profissional qualificado para especificar o tipo de vidro certo para você.

Quer saber mais sobre conforto acústico? Acesse nosso e-book 4 passos para definir seu vidro acústico.

Vidro AcústicoVidro Acústico
eBook

4 passos para definir seu vidro acústico

Selecionamos 4 passos para te ajudar a escolher a melhor solução em vidro acústico de acordo com sua necessidade.

Conteúdos Exclusivos

Preencha para receber conteúdos exclusivos da PKO do Brasil
PKO do Brasil
PKO do Brasil
❗Descubra quando e como usar cada tipo de vidro com o Simulador de Vidros da PKO do Brasil. ➡️ http://bit.ly/2S5V2CK
PKO do Brasil
PKO do Brasil
❗️ Manual Avançado: Vidros de Controle Solar ☀️ Como escolher o produto ideal e conseguir conforto térmico, luminoso e economia de energia elétrica. Baixe o eBook ➡️ https://bit.ly/2FQx8cu
Beneficiamento do vidro
Calculadora

Simulador de Vidros

Descubra quando e como usar cada tipo de vidro!
Box de Vidro
eBook

Box de Vidro

Descubra o que é verdade e o que é mito sobre a segurança do box de vidro.