O uso dos Box de Vidro laminado como tendência

4

dez

Segurança e conforto acústico são principais benefícios

Os boxes de vidro têm sido cada vez mais usados nas residências, porém a preocupação com a segurança deve estar entre as principais exigências do consumidor na hora de escolher o melhor material.

A questão da segurança é o principal fator exigido na norma técnica da ABNT que trata sobre o tema, a NBR 14207 —Boxes de banheiro fabricados com vidro de segurança. A disseminação dos boxes de vidro temperado é uma realidade, mas o uso dos vidros laminados tem se difundido cada vez mais.

O vidro laminado é composto por duas lâminas de vidro unidas a uma película de PVB, solução obtida por meio de um processo de beneficiamento que alia calor e pressão. Tem como principal característica oferecer maior segurança aos usuários, já que mantém os fragmentos dos vidros presos à película, em caso de quebra, sem que o vão fique devassado e evitando acidentes mais graves.

“O vidro laminado para box é cada vez mais usado nos projetos arquitetônicos de banheiros pois agrega mais segurança ao conjunto todo. Além disso, é possível também utilizar caixilhos diferenciados, feitos sob medida para cada projeto, diferentemente dos kits padrões de box temperados existentes no mercado”, diz a especificadora técnica da beneficiadora de vidros PKO do Brasil, Rebeca Andrade.

Uma das possibilidades para o box de vidro laminado, já disponível e bem aceito no mercado brasileiro, é a aplicação que vai de piso ao teto. Neste caso, ele agrega o benefício de economia de água e energia, pois impede a saída do vapor e a entrada do ar frio, criando um efeito sauna. Neste caso, devido ao sistema de vedação, a pessoa pode desligar o chuveiro na maior parte do banho e não passará frio.

Rebeca explica ainda que “com essa aplicação, o vapor não passa para o restante do banheiro, umedecendo o móvel do gabinete e o espelho, aumentando assim a durabilidade desses itens. O isolamento também proporciona conforto acústico, pois evita a propagação do barulho do chuveiro aberto para os demais ambientes”.

É importante frisar que o uso de vidro laminado deve ter uma selagem nas suas bordas para que não haja a penetração do vapor na película interna, garantindo durabilidade do produto.

 

Conteúdos

Siga nossa página