Saiba escolher entre um vidro laminado colorido na massa ou na película

O vidro laminado pode apresentar diversas tonalidades de cores, podendo ser combinado com PVB colorido ou mesmo com vidros que tenham sua massa colorida. Saber qual dos tipos de vidro ficará melhor em seu projeto pode interferir não apenas nos custos, mas também no resultado estético dos diversos projetos.

Neste post, explicaremos as diferenças entre as opções mais utilizadas no mercado da construção civil e exemplificaremos com um estudo de caso. Acompanhe!

O Vidro Laminado

É obtido pela combinação entre duas ou mais chapas de vidro com uma película de PVB (polivinil butiral) conferindo maior segurança ao conjunto, já que, no caso de quebra, os fragmentos do vidro não se soltam.

Entre suas principais características, podemos citar:

– Menor risco de acidentes causados pela quebra do vidro

– Maior segurança patrimonial, pois evita que os vãos fiquem devassados

– Bloqueio de cerca de 99,6% da radiação ultravioleta

– Variedade de cores, já que pode combinar o vidro com PVB colorido ou ainda escolher vidros coloridos em sua massa

– Maior isolamento acústico em relação ao vidro comum se aliado ao PVB especial acústico

Obra Absolutto Business Tower – Vidro laminado colorido

Vidro laminado azul na massa

O vidro laminado com massa colorida é uma excelente opção para quem quer obter uma estética diferenciada com um aspecto mais natural, principalmente para quem olha de dentro para fora, pois a cor interfere pouco na vista da paisagem externa.

Leia também:  Aumente a sua rentabilidade com vidros inteligentes

No mercado nacional, podemos encontrar os vidros coloridos em sua massa nas cores incolor, verde, cinza e bronze. Já os produtos importados são o azul e o fumê.

Uma das vantagens utilizadas pela escolha dos vidros com massa colorida é a disponibilidade, já que são encontrados a pronta entrega. Outro benefício é que esse material pode receber os mais diversos beneficiamentos, como corte, têmpera, laminação e insulamento. Já como desvantagem podemos citar que não há uma grande variedade de cores disponíveis.

No caso da obra Absolutto Business Tower, da construtora Queiroz Galvão no Rio de Janeiro, a opção escolhida foi utilizar Vidro Laminado Azul, ou seja, o próprio vidro possui a coloração de sua massa azul, com um resultado estético sofisticado.

Obra Igreja Assembleia de Deus – Vidro laminado com película colorida

vidro laminado com pvb azul

A escolha de utilizar uma película para vidro colorida, que pode ser combinada com vidros de massa incolor ou colorida, é outra opção para quem busca agregar cores aos projetos.

Os vidros utilizados são nacionais ou importados, porém as películas de PVB, são encontradas apenas fora do Brasil. O vidro laminado com película colorida também pode receber diversos beneficiamentos, como: corte, lapidação, combinação com a têmpera e com o insulado.

Como benefícios, ao utilizar o vidro laminado com película, há uma imensa variedade de cores, podendo atender exatamente as expectativas do cliente na questão estética solicitada. Porém para cores especiais fora a linha padrão (azul claro, azul escuro, verde, bronze, cinza, vermelho, branco, preto e opaco), é preciso ter um volume mínimo de compra que pode variar entre 200 a 800 m2.

Leia também:  Modulação: consiga um melhor aproveitamento do material

Como desvantagem, podemos citar que a visibilidade da paisagem externa acaba ficando menos natural, por imprimir parte da cor da película a vista de fora do ambiente nas cores mais fortes.

Na obra da Igreja Assembleia de Deus, no bairro Perus, em São Paulo, foi escolhido utilizar um vidro refletivo cinza combinado com uma película de PVB na cor azul. Neste caso, a cor obtida é bem diferenciada, se adequando fielmente a proposta enviada pelo cliente.

Então, qual a melhor opção?

A escolha da melhor opção vai depender do gosto do cliente, que também precisará levantar as informações referentes a estética esperada, ao tempo de entrega do material e os custos envolvidos.

O ideal é contar com seu fornecedor que pode orientar melhor sobre a melhor opção para cada necessidade e desempenho esperado. A PKO do Brasil possui um departamento técnico e de especificação capaz de ofertar toda a solução em vidros para os diversos projetos, seja para vidraçarias, empresas de esquadrias e construtoras.

Gostou desse texto, comente e compartilhe suas impressões. Se quiser mais conteúdo técnico, acesse o Portal Técnico da PKO.

 

Tipos de vidro X aplicações conforme norma técnica

 

 

 

 

About The Author

Há cerca de 20 anos no mercado brasileiro de vidros, a PKO do Brasil preza sempre pela qualidade dos seus produtos e atendimento personalizado, fatores fundamentais para o reconhecimento da empresa como referência no mercado. A missão da PKO é oferecer ao mercado produtos inovadores, com qualidade e segurança, priorizando o comprometimento com o cliente. Todo o suporte para a execução dos projetos dos clientes é feito por uma equipe de profissionais qualificados, aptos para o desenvolvimento de soluções dos mais diversos tipos de demandas. A empresa visa ser referência em vidros, por meio do desenvolvimento humano dos colaboradores, dos investimentos em tecnologia e da busca constante pela inovação.