Saiba tudo sobre o vidro impresso, seus benefícios e aplicações

No Brasil o padrão de vidro impresso, também chamado de vidro fantasia, mais conhecido e antigo é o canelado, que se popularizou pelo baixo custo e pela privacidade aliada à passagem de luz. Com a popularização dos boxes de vidros temperados, os impressos com espessuras maiores que difundiam a luz e a imagem através de minúsculas texturas, como “Pontilhado” e o “Mini-Boreal” tiveram seu mercado garantido. Novas texturas foram desenvolvidas e atualmente o vidro impresso representa aproximadamente 10% de todo o vidro consumido no país.

O vidro aramado que é considerado de segurança é também um vidro fantasia. Ele possui uma malha metálica que mantém o vidro preso no caso de quebra permitindo a substituição programada.

Sua fabricação é semelhante à fabricação do vidro float. O que difere é que na saída do forno existem rolos que definem o desenho a ser impresso no vidro, sendo que o rolo superior é liso e o rolo inferior possui a textura definida. Após a impressão, o vidro plano, que ainda não está completamente rígido, e ocorre o seu processo de resfriamento de maneira lenta e gradual. Pode sofrer vários tipos de beneficiamento, pois sua resistência e características são as mesmas do vidro float (comparados à mesma espessura).

Leia também:  Conheça as propriedades do Vidro Temperado-Laminado

Sua principal função é a privacidade parcial que oferece, pois suas texturas ajudam fazem com que a luz seja transmitida de forma difusa. Outro benefício do vidro impresso é que suas texturas ajudam a disfarçar os riscos, mantendo-o bonito por mais tempo.

O vidro impresso pode ainda ser beneficiado, tornando-se em um vidro laminado, temperado ou mesmo insulado, conferindo outras propriedades ao produto como segurança e conforto térmico e acústico. Acesse nosso infográfico e saiba quando é necessário utilizar estes produtos de acordo com a norma.

Vidro Impresso – Modelos mais conhecidos

Alguns dos produtos mais conhecidos são: canelado, martelado, aramado, mini-boreal, pontilhado, astral, quadratto, trama e antílope.

Agora que você aprendeu um pouco mais sobre o vidro impresso, acompanhe nosso Blog para descobrir como agregar mais valor aos produtos de sua empresa.

Glossário do Vidro

About The Author