Descubra quais práticas de gestão estão sendo adotadas entre os mais bem-sucedidos gestores de negócios.

Cada vez mais a diferenciação se torna um fator de competitividade para as empresas brasileiras. Isso porque, com a concorrência acirrada, as organizações precisam se reinventar com novas estratégias e práticas de gestão, visando sempre o crescimento contínuo.

Pesquisas apontam que, em 2017, as pequenas e médias empresas tendem a se recuperar da retração econômica vivida no ano anterior. Tais estudos são feitos com base nos dados passados pelo Ministério da Fazenda, que preveem um crescimento de 1% no PIB (Produto Interno Bruto). Deste modo, quanto mais as empresas adotarem boas práticas de gestão, mais perspectivas de crescimento elas terão em seus negócios.

Neste post, mostraremos algumas das melhores práticas de gestão empregadas no mercado e como tais ações podem ajudar a otimizar os processos de empresas de esquadrias e de vidros. Iremos sugerir algumas ações, softwares e metodologias que podem ser adotadas em seu negócio. Confira!

1ª Prática de Gestão: Realizar um plano de metas

O primeiro passo para otimizar os processos de uma empresa de esquadrias ou de vidros é criar um planejamento estratégico de metas. Este documento irá nortear os rumos para onde a organização deve seguir e o quê pode ser feito com foco em cada departamento.

O plano de metas deve conter os objetivos, os prazos e os responsáveis. Além disso, é importante priorizar essas metas, de modo que as rotinas de trabalho sejam adequadas conforme as necessidades mais urgentes.

2ª Prática de Gestão: Verificar quais as certificações disponíveis

Leia também:  Conheça as propriedades do Vidro Temperado-Laminado

O segundo passo para melhorar as práticas de gestão da sua empresa é verificar se existem certificações disponíveis no mercado que você atua.

Umas das principais certificações, que se adequa a vários tipos de negócios, inclusive no segmento de esquadrias e vidros, trata-se da ISO 9001, que tem como objetivo principal a melhora contínua da gestão da qualidade, oferecendo processos eficientes, corrigindo erros e reduzindo custos. Com um padrão de qualidade reconhecido internacionalmente, empresas certificadas pela ISO ganham maior credibilidade em seus negócios, sendo este mais um fator de diferenciação no mercado.

Empresas do segmento de esquadrias e vidros já começam a enxergar a certificação da ISO 9001 como aliada de seus negócios.

3ª Prática de Gestão: Utilizar softwares de gestão

O terceiro passo que apontamos como boas práticas de gestão para  empresas de esquadrias e vidros é o uso de tecnologias que ajudem no gerenciamento de processos, visando a economia de tempo e a assertividade nas ações gerenciais.

Um dos exemplos de sistemas de gestão inteligentes é oferecido pela IBM ,empresa americana pioneira no desenvolvimento de soluções e softwares automatizados de gestão de projetos. Ela disponibiliza diversas ferramentas voltadas para otimização de seu negócio por meio de monitoramento e análises contínuas, gestão de decisões operacionais, gestão de processos de negócios, entre outros.

4ª Prática de Gestão: Apostar na gestão de pessoas

Leia também:  Conte com o apoio de seu fornecedor no início do projeto

O quarto passo para melhorar os processos de gestão em sua empresa de esquadrias ou de vidros é contar com bons profissionais. Para isso é fundamental que a organização tenha processos com foco nas práticas de gestão de pessoas, prezando pelo desenvolvimento dos colaboradores junto com os objetivos esperados pela empresa.

A qualificação da mão de obra é um dos desafios enfrentados pelos gestores de empresas da construção civil, especialmente das companhias de esquadrias, acessórios e vidros. A gestão com foco na capacitação e crescimento profissional dos funcionários surge como estratégia eficiente para evitar intensa  rotatividade.

5ª Prática de Gestão: Inovar e praticar novas estratégias

O quinto passo para otimizar os processos com foco na gestão trata-se de inovar e aplicar novas estratégias. Não precisa começar aplicando todos os conceitos apresentados neste post, mas você pode iniciar com um planejamento estratégico construído e compartilhado com os gestores de sua empresa, agregando informações e objetivos reais que cada área apresenta dentro do escopo do seu negócio: esquadrias ou vidros. O que acha de começar agora e garantir melhores resultados para sua empresa?

Participe de nosso blog e ajude a construirmos um canal de comunicação eficiente. O que achou desse texto? Comente e compartilhe em suas redes sociais.

 Tipos de vidro - escolha a melhor opção

About The Author

Há cerca de 20 anos no mercado brasileiro de vidros, a PKO do Brasil preza sempre pela qualidade dos seus produtos e atendimento personalizado, fatores fundamentais para o reconhecimento da empresa como referência no mercado. A missão da PKO é oferecer ao mercado produtos inovadores, com qualidade e segurança, priorizando o comprometimento com o cliente. Todo o suporte para a execução dos projetos dos clientes é feito por uma equipe de profissionais qualificados, aptos para o desenvolvimento de soluções dos mais diversos tipos de demandas. A empresa visa ser referência em vidros, por meio do desenvolvimento humano dos colaboradores, dos investimentos em tecnologia e da busca constante pela inovação.