Saia na frente da concorrência e seja mais competitivo no ramo vidreiro

Na busca da liderança no mercado vidreiro, as vidraçarias que querem se destacar precisam adotar algumas práticas que farão com que seu negócio tenha relevância no segmento.

Antes de mais nada, é fundamental analisar o mercado de atuação. Saber quais são os seus concorrentes, consumidores e tendências é o ponto de partida para que consiga chegar no mesmo lugar em que a concorrência está.

Veja nossas dicas para ser mais competitivo no mercado vidreiro e das esquadrias:

1.Conheça os seus clientes e concorrentes

A primeira dica para sair na frente da concorrência é analisar o perfil dos consumidores desse mercado. Se sua vidraçaria  precisa entender onde está atuando e com quem.

Trace um planejamento envolvendo perfil, como idade, preferências, dificuldades, expectativas. Sobre a localização da empresa e mercados de atuação, quais as possibilidades de lucratividade, os investimentos necessários. Aqui é importante levantar todas as informações possíveis.

2.Crie um planejamento estratégico

Depois de ter todas as informações sobre o mercado tabulada é preciso traçar um plano estratégico, levantando as oportunidades e ameaças que podem ajudar ou atrapalhar seu negócio e também enxergando as forças e fraquezas do seu negócio em relação aos demais.

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Nessa etapa, é necessário montar um mix de produtos que tenha variedade entre os tipos de vidro e de esquadria de alumínio oferecidas aos clientes, com preços competitivos, prazos justos e outras estratégias ideais para que seu cliente prefira comprar com você ao invés dos outros.

É fundamental também que sua vidraçaria faça um bom gerenciamento de compras e estoque, garantindo assim prazos mais curtos para os clientes e também que não haja desperdícios de materiais que ficam “parados” no estoque.

3.Atualize-se sobre as tendências e realidades do mercado vidreiro

A atualização sobre as novidades do setor também é fator importante para ser mais competitivo no mercado. Ao entender melhor o que o cliente busca como tendência, você pode ofertar exatamente aquilo que ele está procurando, saindo na frente da concorrência.

Se por exemplo, a tendência do momento são janelas de vidro refletivo, ofereça os produtos e mostre exemplos das notícias e arquitetos que estão utilizando o material; faça promoções exclusivas; entre outras ações.

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Agregar valor ao produto é uma das mais novas tendências de mercado dos vidros que pode ajudar muito no faturamento de sua empresa e também trazer benefícios exclusivos aos clientes, como o conforto térmico e acústico, por exemplo.

4.Revise o seu modelo de negócios

Todo e qualquer planejamento requer revisão. Por isso, tenha a mente aberta para as adaptações. Analise o que deu certo e o que deu errado e tente novas alternativas.

Para uma empresa ser mais competitiva é importante estudar e inovar sempre o seu plano de negócios. Entender como está o funcionamento dos processos de sua empresa vai te ajudar a pensar, de acordo com a realidade atual e o que está por vir, sobre os novos rumos a serem tomados. Saiba mais sobre como fazer o melhor negócio com seu fornecedor.

E você? Acredita que sua empresa é competitiva no mercado? Compartilhe conosco suas impressões.

Glossário do Vidro

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Há cerca de 20 anos no mercado brasileiro de vidros, a PKO do Brasil preza sempre pela qualidade dos seus produtos e atendimento personalizado, fatores fundamentais para o reconhecimento da empresa como referência no mercado. A missão da PKO é oferecer ao mercado produtos inovadores, com qualidade e segurança, priorizando o comprometimento com o cliente. Todo o suporte para a execução dos projetos dos clientes é feito por uma equipe de profissionais qualificados, aptos para o desenvolvimento de soluções dos mais diversos tipos de demandas. A empresa visa ser referência em vidros, por meio do desenvolvimento humano dos colaboradores, dos investimentos em tecnologia e da busca constante pela inovação.